Notícias da gleb

Solstício de Verão – Festa da Luz

À GLÓRIA DO GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO
Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia

Ir.'. Edgard Larry, M.'. M.'., 33º

Meus Irmãos, é chegada a época em que nós maçons celebramos a grande festa do Solstício de Verão. Assim, como o Sol que irradia sua força harmonizadora em toda a Natureza, é tempo de nos harmonizarmos, na maçonaria e com toda a humanidade.

As festas dos Solstícios de Inverno e Verão acompanham o homem desde tempo imemoriais, em todas as culturas e recantos da Terra. O Sol era cultuado como uma divindade, seja como insumo para a vida, seja como ente espiritual, manifestando-se na cultura indiana, egípcia, grega, romana e até nas Américas onde era objeto de culto dos Maias, Astecas, Quéchuas e Incas, dentre outras culturas.

A Maçonaria especulativa, absorvendo as tradições da Maçonaria operativa, incorporou aquelas comemorações e celebra as festas equinociais e as solsticiais, reconhecendo-as no seu simbolismo. Assim, tradicionalmente, a nossa Assembleia Geral Plenária reúne-se ordinariamente quatro vezes ao ano, nas semanas em que os equinócios e solstícios ocorrem, conforme previsto na Constituição da GLEB, com um pequeno ajuste em dezembro, com vistas a não comprometer as festas de final de ano.

Nos nossos Templos Maçônicos, as Colunas “B” e “J” representam o solstício de Inverno, ao Norte, presidido por São João Batista, e o solstício de Verão, ao Sul, presidido por São João Evangelista, ambos Patronos da Maçonaria. É tradição em várias Lojas a realização de Banquete Ritualístico ou Ágape Maçônico, também conhecido como Loja de Mesa, nos meses de junho e dezembro, em honra aos santos, tratando-se, portanto, de Festas Solsticiais. Essas celebrações têm um caráter de saudação e de confraternização, evocando os laços que unem os irmãos.

No próximo dia 21, no auge da maturidade do Sol, estaremos recepcionando o tão esperado Verão, sempre ligado a festas, férias, viagens e novas vibrações. Época também de avaliação da colheita quase amadurecida do ano que se encerra e elaboração de projetos para um novo ciclo que se reinicia com a chegada de um novo ano e novas preocupações ou velhas restauradas. Mas, apesar de todos os agitos que a vida insiste em impor-nos a cada dia, não podemos perder a sensibilidade para os ciclos que a natureza preserva através do equilíbrio das forças que a movimentam. Precisamos também buscar esse equilíbrio, aproveitando os ares de um novo ano e praticarmos a introspecção e o autoconhecimento, essenciais para que estejamos preparados para encarar de forma corajosa os desafios diários que sempre se renovam.

Quando iniciamos na vida Maçônica, afirmamos que viemos “buscar a luz”, que nos é dada durante todo o caminhar dos Graus Simbólicos. Paremos pois para refletir o quanto internalizamos da LUZ que nos tem sido oferecida por meio de ensinamentos em nossas Lojas e o quanto dela refletimos em nosso cotidiano por meio de nossas ações.

É chegado o tempo de refletir e aproveitar a LUZ PLENA DO SOLSTÍCIO DE VERÃO para nos iluminar, DEIXAR QUE OS RAIOS DA SABEDORIA ADENTREM NOSSA CONSCIÊNCIA.

“A LUZ É PARA TODOS, MAS TEMOS QUE BUSCÁ-LA”!

Meus Irmãos, que nessa nossa provisória solidão cósmica, enquanto únicos seres conhecidos se questionando sobre o mundo, que tenhamos todos um feliz solstício de verão e uma próspera nova órbita nos preciosos 365 dias e seis horas que estão chegando.

Que o Grande Arquiteto do Universo derrame bênçãos celestiais sobre a maçonaria mundial e que tenhamos em corpo e mente a leveza espiritual que nos sustenta e guarda perante os desafios intermitentes do mundo profano.

Boas festas e um próspero ano de felicidades para TODOS os Irmãos!

CELEBREMOS!!!

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP