Em clima de muita alegria, a Loja Maçônica Colunas do Rio Imbassay, nº 87, Oriente de Dias D’Ávila comemorou o seu cinquentenário de fundação com a nobre presença do Sereníssimo Grão-Mestre Claudiano Fonseca e sua comitiva. Para abrir a cerimônia, houve uma bela apresentação da Orquestra Municipal formada por jovens da cidade que tocaram músicas do cancioneiro popular.
O Venerável Mestre, Irmão Otávio Sampaio, vestiu e distribuiu com alguns irmãos, inclusive o Sereníssimo, aventais comemorativos nas cores dourada e branca para registrar os cinquenta anos da Loja com uma foto para a posteridade. Em seguida, para compor a mesa, foram chamadas as autoridades civis e militares e o malhete foi passado para o Sereníssimo Grão-Mestre Claudiano Fonseca que presidiu a Sessão, iniciando os trabalhos com a abertura do Livro da Lei e a entrada do Pavilhão Nacional seguido das bandeiras da Bahia, Dias D’Ávila e da Loja.
Dando continuidade, a Ata de Fundação da Loja foi lida pelo Secretário e assim o Venerável Mestre Otávio Sampaio proferiu seu discurso de boas-vindas a todos os convidados. A palavra também foi concedida à outras autoridades presentes ou representadas.
O Irmão e historiador Fernando Gimeno, leu uma breve história da Loja ao tempo em que foram colocadas no telão fotos e vídeos que marcaram a sua linda trajetória. A presidente da Fraternidade Feminina, a Cunhada Cilene Sampaio, também fez uma breve apresentação dos trabalhos desenvolvidos pelo grupo de mulheres e homenageou a matriarca do grupo, Dona Naná. A presidente da Fraternidade Feminina da GLEB, Leni Fonseca, por sua vez, fez uso da palavra e com um importante discurso que homenageou os cunhados e enfatizou a força e o valioso trabalho das mulheres dessa Fraternidade.
Algumas homenagens e honrarias foram feitas a irmãos e autoridades. O Sereníssimo Grão-Mestre Claudiano Fonseca, além de ser homenageado, também concedeu aos Irmãos da Loja uma Placa Comemorativa pela passagem do seu 50º aniversário.
Ao final, os convidados foram brindados em linda festa com salgados, doces e bebidas e uma banda que animou o evento com músicas dançantes, quando foi anunciado um leilão de três lindas telas.