A Loja Maçônica Luz e Liberdade, nº 65, Oriente de Bom Jesus da Lapa, realizou o 1º Seminário de Ritualística e Liturgia. Também foi promovido o Encontro de Fraternidades Femininas da Bahia e ainda a comemoração do 64º aniversário de fundação da Oficina.
O Sereníssimo Grão-Mestre Claudiano Fonseca e sua comitiva estiveram presentes nesses importantes Eventos Maçônicos e abrilhantaram a programação. O Seminário contou com a presença de representantes de várias lojas circunvizinhas, lojas de Salvador e demais convidados.
Compuseram a mesa diretora o Grão-Mestre Claudiano Fonseca, o Venerável Mestre da Loja Luz e Liberdade Irmão Valdomiro Soares Barbosa, o Presidente do Conselho de Mestres Instalados Irmão Roque Cambuí, a Presidente da Fraternidade Feminina da GLEB Leni Fonseca, a Presidente da Fraternidade Feminina da Loja Luz e Liberdade Hania Soares, o Delegado do 66º Distrito Irmão Hélio Oliveira e o Defensor Titular da GLEB Irmão Joaquim Saback.
Após a abertura foi dada a palavra ao palestrante da noite, Irmão Jocélio Corneau, que falou sobre Princípios e Desafios da Liderança: da mitologia à atualidade e os ensinamentos Maçônicos. Logo depois, houve uma demonstração do Grão-Mestre Claudiano Fonseca. O Sereníssimo explanou com clareza o sucesso dos objetivos traçados e de suas metas alcançadas até o momento.
Para concluir os trabalhos, foi servido um coquetel para todos os presentes.
No segundo dia de evento foi realizada uma palestra sobre Práticas Ritualísticas, proferida pelo Irmão Valdenício Moura. Paralelo a esse evento, em outro espaço da Loja, aconteceu o Encontro das Fraternidades Femininas que teve uma palestra sobre Princípios, Organização e Atuação das Fraternidades Femininas da GLEB, proferida pela cunhada Denísia Barberino, esposa do Venerável Mestre André Luis Santos da Loja Salmo de Davi. As cunhadas ainda fizeram o lançamento das novas Diretrizes da Fraternidade Feminina da GLEB.
Pela noite, no Templo da Loja, foi realizada a Sessão Magna de Aniversário da Loja Luz e Liberdade, nº 65, presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Claudiano Fonseca que teve como 1º Vigilante o Irmão Manoel Nicolau de Souza Neto e como 2º Vigilante o Irmão Antônio Pereira de Castro.
Estiveram presentes 81 nobres irmãos e as Lojas presentes foram: Paz e Esperança Coquensel; Fraternidade Barreirense; Amor, Pátria e Famílial; Deus, Caridade e Justiça; Estrela Flamejante; União Fraternal de Caetité; Poço de Tapiracanga; Fraternidade Guanambiense; Estrela Polar da Fraternidade; Estrela do Oriente; Colunas do Rio Imbassaí, Filhos de Jerusalém, além da Filhos de Salomão, Estrela do Sul, Luis Gama, Salmo de Davi, Fênix, Liberdade, Independência, Templo de Ísis e Pirâmides de Gizé.
As portas do Templo foram abertas para receber as Cunhadas, DeMolays e Filhas de Jó para participarem das homenagens. O Venerável Mestre Valdomiro ofereceu ao Grão-Mestre Claudiano Fonseca uma Placa de Agradecimento e reconhecimento pela dedicação e valorização dos trabalhos das Lojas. Por sua vez o Sereníssimo entregou uma Placa parabenizando a todos os obreiros pela passagem dos 64 anos de fundação.
A Presidente da Fraternidade Feminina da Loja Hania Soares ofereceu à Presidente da Fraternidade Feminina GLEB Leni Fonseca uma placa de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e recebeu das mãos da Presidente Leni uma placa de reconhecimento e agradecimento pela organização do evento.
Vale registrar as falas da Honorável Rainha das Filhas de Jó e do Mestre Conselheiro dos DeMolays presentes no Templo, comemorando o aniversário da Loja.
Após a conclusão dos trabalhos foi servido um ágape, momento de confraternização e alegria para todos os participantes.