Notícias da gleb

Magnífica Assembleia Solstício de Inverno é marcada por grandes novidades

A magnífica Assembleia Geral da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia, realizada neste sábado (15/06) no Wish Hotel da Bahia, marcou o Solstício de Inverno e os 92 anos da GLEB. As ações foram presididas com maestria pelo Sereníssimo Grão-Mestre Arlindo Neto.

Estiveram presentes na mesa: o Grão-Mestre Adjunto da GLEB, Baltazar Miranda Saraiva; os Representantes do Supremo Conselho, Adélman de Jesus França Pinheiro e José Alves de Alencar; o Grão-Mestre de Goiás, Adolfo Ribeiro Valadares; o Grão-Mestre do Maranhão, Ubiratan João de Castro; o Grão-Mestre de Pernambuco, João Ângelo Muniz; o Grão-Mestre do Rio Grande do Sul, Tadeu Gomes Xavier; o Grão-Mestre do Mato Grosso, Geraldo de Souza Macedo; o Grão-Mestre do Mato Grosso do Sul, Wagner Augusto Andreasi; o Grande Secretário de Relações Públicas de Rondônia, Flávio André Mota de Araújo e o Grande Secretário de Relações Exteriores de Santa Catarina, Orlando de Oliveira Reis. Ao todo, 12 Grandes Lojas estiveram presentes no encontro.

Iniciando os trabalhos, o Grão-Mestre Arlindo Neto pediu para o Secretário de Relações Interiores, Vanderlito Maia, fazer a leitura do balaústre da última assembleia sendo aprovado por unanimidade. Em seguida, o Grande Tesoureiro, Eloan Ferreira, apresentou o orçamento da GLEB dos últimos meses, demonstrando que atual situação financeira está sob controle. Os irmãos também tiveram acesso ao planejamento do orçamento para o ano de 2019 juntamente com o parecer do conselho fiscal. As contas foram aprovadas de forma unânime.

Dando continuidade, o irmão Raphael Gonçalves apresentou uma grande novidade que vai tornar a comunicação dos irmãos com a GLEB mais rápida e dinâmica. Com a nova ferramenta de comunicação pelo WhatsApp, os irmãos poderão tirar dúvidas, solicitar quite-placet, documentos, bem como impressão de diplomas e documentos maçônicos. A inovação ganhando força nessa atual gestão.

O Sereníssimo Arlindo Neto apresentou aos irmãos o projeto do Clube do Maçom. Elogiado por todos e agraciado com cumprimentos de cada um dos presentes pela iniciativa, o Grão-Mestre explicou que o empreendimento localizado no bairro de Stella Maris, contará com 05 templos e um templo maior com quase 500m²; salão de festas, diversos gabinetes e várias secretarias. O estacionamento do clube contará com mais de 100 vagas; a implantação está em negociação com duas grandes empresas em forma de parceria; a ideia é que a construção na localidade de quase 10 mil metros quadrados, seja feita pela escolhida e em contrapartida a empresa vai utilizar parte do terreno para outra atividade.

Após a apresentação do projeto, todos aplaudiram de pé. O Grão-Mestre Arlindo Neto ressaltou que as novidades apresentadas são resultado da realização de um trabalho sério e quando o Sereníssimo foi empossado, a promessa foi de trabalhar e isso tem sido feito. O Clube do Maçom está previsto para ser entregue até o final do grão-mestrado, em dois anos.

Uma notícia engrandeceu o trabalho desenvolvido pela GLEB: a Grande Loja Unida da Inglaterra, uma referencia na maçonaria, reconheceu a Grande Loja Maçônica da Bahia como Loja Amiga. O Sereníssimo Arlindo Neto agradeceu aos irmãos que ajudaram nesse processo complexo do reconhecimento da nossa Potência pelos irmãos da Inglaterra, titulo almejado há anos. Durante a assembleia, o Grão-Mestre entregou uma placa de agradecimento a algumas Grandes Lojas que também deram à GLEB o mesmo título. Isso influenciou que os irmãos ingleses dessem essa honraria à Grande Loja Primaz do Brasil.

Ao final da Assembleia Solstício de Inverno, o Grão-Mestre Arlindo Neto comunicou a renuncia do Grande Primeiro Vigilante Diacis Mateus e propôs a indicação para ocupar a primeira vigilância o nome do irmão Claudiano Fonseca e para a segunda vigilância o irmão Harisson Ridale. A assembleia aprovou e houve o juramento em seguida.

Confira todas as fotos em nosso facebook, clique aqui para ser redirecionado.

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP