Notícias da gleb

Gleb realiza grandiosa Assembleia Equinócio de Outono
A Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia promoveu, neste sábado (23/03), a Assembleia Geral Ordinária - Equinócio de Outono. A sessão foi presidida pelo Sereníssimo Grão-Mestre Arlindo Alves Pereira Neto.
 
Após a instalação da AGO, o Grão-Mestre recebeu monção de louvar da Loja Maçônica Deus e Fraternidade n.º 51, do Oriente de Cruz das Almas. Em seguida, foi submetida à assembleia o convite do Venerável Mestre da Loja Maçônica Vigilância e Resistência n.º 70, do Oriente de Ilhéus, para que a próxima AGO da GLEB fosse realizada naquele oriente, o que foi aprovado, ficando, assim, decidido que a próxima AGO alusiva ao Solstício de Inverno, i.e., no dia 15 de junho vindouro será realizada no Templo de nossa associada, naquele aprazível município do sul baiano.
 
Dando continuidade aos trabalhos, o Grande Tesoureiro apresentou a prestação de contas relativa ao exercício terminado em 31 de dezembro de 2018 e as operações realizadas nos meses de janeiro e fevereiro do ano em curso, com destaque para o fato de que as jurisdicionadas veem cumprindo com suas obrigações pecuniárias perante a GLEB, mercê da forte adesão ao Refis/GLEB; destacando também que esses recursos adicionais tem servido para pagar os compromissos assumidos, reduzindo o passivo da Instituição. Após a aprovação das contas, sem qualquer ressalva, o Sereníssimo exortou mais uma vez às associadas a continuarem apoiando a administração, pois, os desafios são imensos, no sentido de promover toda a requalificação patrimonial e administrativa de nossa Ordem.
 
Foram lembradas pelo Grande Tesoureiro algumas ações importantes na administração financeira da GLEB como, por exemplo, o pagamento integral do IPTU do prédio sede, a fim de ganhar o desconto oferecido pela Prefeitura de Salvador; além da substituição dos aparelhos de ar condicionado por novos modelos Split, mais produtivos e mais econômicos refletindo na conta de energia elétrica, que foi significativamente reduzida. Outro ponto que mereceu destaque foi a intervenção nos sistemas de rede de telefonia, de tráfego de dados e de substituição de cabos e o direcionamento de todas essas redes para um rack de grande porte onde foram abrigados todos os aparelhos controladores do sistemas de informática da GLEB através de dutos, evitando a exposição de fios, que estavam levando à perda de velocidade de transmissão dos dados, além de expor os aparelhos à sobrecarga elétrica e possibilidade de incêndios.  
 
Dando continuidade à sessão, o Irmão Ualas, a convite do Sereníssimo, fez uma apresentação audiovisual e mostrou a situação dos sistemas de redes antes e depois da intervenção. Novas canaletas e caixas foram compradas e instaladas para que os fios fossem reorganizados. Um novo servidor de primeira linha foi adquirido e a velocidade da internet aumentou mais de 250 vezes. Foram feitas mudanças de servidor, cabeamento, computadores e telefonia. Na parte de comunicação foi desenvolvido um novo site e a reativação das redes sociais, o que aproxima ainda mais a grande loja das jurisdicionadas.
 
O Grão Mestre anunciou a situação atual do patrimônio da Gleb e apontou prioridade na construção da nova sede da grande loja comportando 5 templos. Foi informado que, na próxima assembleia, será colocada em discussão e deliberação a proposta  de construção do novo prédio sede. Assim, os irmãos vão ter a possibilidade de participar com sugestões e propostas nesse empreendimento. O Sereníssimo aludiu também a necessidade de apoiar a Fraternidade Feminina das Lojas como fator preponderante de fortalecimento do convívio da família maçônica. Neste sentido, articulou com as cunhadas  a instituição de um concurso, onde serão premiadas as iniciativas que mais se destacarem ao longo deste ano, em ações de fraternidade e solidariedade humana, a fim de que sirvam como incentivo às nossas alas femininas.
 
Ao longo da assembleia, foram celebrados tratados de reconhecimento mútuo entre a GLEB e o Grande Oriente do Rio Grande do Norte, representada pelo Grão-Mestre Antônio Gomes da Silva, e do Grande Oriente do Maranhão, com o Grão-Mestre Paulino de Carvalho, ambos subordinados à COMAB. 
 
A Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia anunciou a celebração de um relevante convênio com ISBA/FSBA. Assim, o irmão maçom, seus filhos, esposas, DeMolays e Filhas de Jó vinculados à GLEB ganharão descontos nas matrículas e mensalidades para o ensino médio e superior.
 
Ainda na Ordem do Dia, foram entregues cheques correspondentes ao Fundo de Construção e Reforma ao pedidos aprovados pela Comissão de Engenharia da GLEB, as seguintes Lojas: Razão e Força n° 56 Oriente de Vitória da Conquista; Irmãos Unidos n° 125 Oriente de Boninal; Abundância de Mel n° 146 Oriente de Abaira; Fé, Esperança e Caridade n° 150 Oriente de Saubara; Delta Ubairense n° 165 Oriente de Ubaira e Palácio Maçônico de São Caetano Oriente de Salvador. 
 
Por fim, o Irmão Edgard Lary explicou a importância do Equinócio de Outono para a maçonaria, destacando que é a data festiva universal que marca o início do calendário maçônico, onde o principal sistema é que o dia tem o mesmo tempo da noite. Esse astro e razão da fonte define o movimento da temperatura da terra e ocorre a celebração da fartura e do plantio para a humanidade. Sempre será o verdadeiro propósito da vida. Para finalizar a assembleia, foi informada a nova confecção dos rituais de York.
 

 

Confira mais fotos em nossa galeria

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP