Notícias da gleb

GLEB contribui para grandiosa Assembleia da CMSB que debate temas relevantes à Maçonaria

O Grão-Mestre Arlindo Neto e a comitiva da Grande Loja Maçônica da Bahia participaram, entre os dias 03 e 07 de julho, em Brasília, da 48ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB - Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil - maior instituição maçônica do país. O encontro reuniu as 26 Grandes Lojas Estaduais e a do Distrito Federal.

Contando com mais de 500 participantes, de todos os estados brasileiros e de diversos países, incluindo Estados Unidos, Inglaterra, França, Espanha, Portugal, Paraguai e Gabão, a solenidade de abertura teve como ponto alto uma palestra proferida pelo Irmão maçom Hamilton Mourão, Vice-Presidente da República. Foi destacada a conjuntura geopolítica em que o Brasil está inserido, suas ameaças e oportunidades internas e externas, e as perspectivas para o futuro.

Durante o encontro foi redigira a CARTA DE BRASÍLIA, onde os Sereníssimos Grão-Mestres das Muito Respeitáveis Grandes Lojas Maçônicas dos Estados da Bahia, Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Santa Catarina elaboraram o documento.

A assembleia ouviu a manifestação do Sereníssimo Grão-Mestre da Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia, respeitabilíssimo Irmão Aldino Brasil de Souza com a Proposição de alteração do Manual de Paramentos e Joias. Após a explanação, foi aprovada, em forma de recomendação, o novo manual que será impresso pela Secretaria Geral da CMSB e encaminhado às Grandes Lojas do Brasil.

Um benefício importante também foi destacado no evento. Todos tomaram conhecimento do Convênio firmado entre a Confederação da Maçonaria Simbólica do Brasil – CMSB e a Faculdade Estácio, oferecendo descontos de 40% a 45% aos Maçons, Cunhadas, Sobrinhos e Sobrinhas em todos os Estados da Federação.

Houve, ainda, a manifestação dos Senhores Carlos Wizard Martins e Coronel Rubens Nusque Júnior a respeito da Operação Acolhida, que trabalha no amparo a famílias venezuelanas em Roraima, solicitando, ainda, o apoio da Maçonaria nesta grande causa. Na oportunidade, foi solicitado que a Muito Respeitável Grande Loja Maçônica de Roraima oficializasse o referido apoio junto à CMSB.

No decorrer do evento, foi colocado o relato do Irmão Paulo Soares de Azevedo a respeito do "Projeto Universidade Corporativa Maçônica", matéria proporcionada pelas Grandes Lojas Maçônicas dos Estados da Bahia, Goiás e Rio de Janeiro. Ainda no âmbito do conhecimento, foi aprovada a consolidação de todos os trabalhos a respeito de Educação à Distância, que será compilada pela Secretaria Geral da CMSB e distribuída a todas as Grandes Lojas do Brasil.

Ao final da 48ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB as comitivas despediram-se contentes e satisfeitas, com a certeza do reencontro na próxima edição do evento, entre os dias 08 e 12 de julho de 2020, em Aracajú, quando será realizada a 49ª Assembleia Geral Ordinária da CMSB. Inclusive, o website do evento já está disponível: cmsb2020.com

 

 

 

 

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP