Notícias da gleb

Conferência de Grão-Mestres Brasília – DF

A confederação da maçonaria simbólica do brasil – C.M.S.B., em sua XLV Conferência de Grão-Mestres, realizada no Oriente de Brasília - DF no dia 22 de fevereiro de 2019

A presença das seguintes Confederadas:

Acre: Fernando Álvares Zamora

Alagoas: Josenildo Ferreira Cardoso

Amapá: Ulisses Barreto Teixeira

Amazonas: Fernando Ferreira Lima

Bahia: Arlindo Alves Pereira Neto

Ceará: Silvio de Paiva Ribeiro

Distrito Federal: Cassiano Teixeira de Morais

Goiás: Adolfo Ribeiro Valadares

Maranhão: Ubiratan João de Castro

Mato Grosso: Geraldo de Souza Macedo

Mato Grosso do Sul: Wagner Augusto Andreasi

Minas Gerais: Edilson de Oliveira

Pará: Edilson Araújo dos Santos

Paraíba: José Reinaldo Camilo de Souza

Paraná: Valdemar Kretschmer

Pernambuco: João Ângelo Muniz

Piauí: Jarbas Nogueira Matias

Rio de Janeiro: Nelson Lopes Ribeiro

Rio Grande do Norte: Roberto Di Sena

Rondônia: Aldino Brasil de Souza

Roraima: Sérgio Cordeiro Santiago

Santa Catarina: Flávio Rogério Pereira Graff

São Paulo: Ronaldo Fernandes

Sergipe: Alberto Jorge Franco Vieira

Tocantins: Alexandre Modesto Braune

A presença do Grão-Mestre Eleito da Respeitável Grande Loja Maçônica do Distrito Federal Respeitável Irmão Armando Assumpção. Registrou  a leitura da Convocação desta XLV CONFERÊNCIA DE GRÃO-MESTRES pelo Secretário Geral Adjunto.

Recebeu o convite formulado pelo Grande Mestre Nacional do Supremo Conselho da Ordem DeMolay, para a República do Brasil Irmão Paulo Henrique de Ataíde Pereira para participação no CONGRESSO INTERNACIONAL DA ORDEM DEMOLAY, no período de 24 a 30 de junho de 2019 em Kansas City – Missouri – EUA.

A manifestação do Sereníssimo Grão-Mestre da Respeitável Grande Loja Maçônica do Distrito Federal Respeitabilíssimo Irmão Cassiano Teixeira de Morais acerca dos eventos planejados por ocasião da posse do Grão-Mestre Eleito e do 56º aniversário de fundação da Grande Loja. Apresentou, ainda, a programação e informações da XLVIII Assembleia Geral Ordinária da CMSB, a se realizar no mês de julho do corrente ano.

Da apresentação por parte do Sereníssimo Grão-Mestre da Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia Respeitabilíssimo Irmão Aldino Brasil de Souza Do Manual de Paramentos e Jóias da Cmsb, sugerindo que o mesmo seja votado por ocasião da XLVIII Assembleia Geral Ordinária da CMSB, a se realizar no mês de julho do corrente ano.

Manifestação do Sereníssimo Grão-Mestre da Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado do Rio Grande do Norte Respeitabilíssimo Irmão Roberto Di Sena a respeito da falta de um posicionamento concreto e de coesão por parte das Grandes Lojas reunidas em Confederação e do interesse exagerado em conseguir o reconhecimento da Grande Loja Unida da Inglaterra. Apresentou, ainda, os assuntos debatidos por ocasião do Fórum dos Grão-Mestres das Grandes Lojas do Nordeste do Brasil, realizado nos dias 28 e 29 de setembro de 2018, entre eles a mudança estatutária da Confederação, onde o Grão-Mestre da Grande Loja anfitriã da Assembleia Geral seria eleito Presidente da CMSB e este por sua vez nomearia um Secretário de sua confiança que o auxiliaria na execução de suas atribuições. Reclamou, também, da necessidade de maiores esclarecimentos nas prestações de contas da Confederação através dos seus Balancetes e, neste sentido, o Secretário Geral da CMSB Eminente Irmão Jordão Abreu Da Silva Júnior apresentou as devidas explicações.

Os temas para discussão por ocasião da XLVIII ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA DA CONFEDERAÇÃO DA MAÇONARIA SIMBÓLICA DO BRASIL – CMSB, a se realizar em Brasília - Distrito Federal, no ano de 2019, a saber:

1- ENSINO MAÇÔNICO A DISTÂNCIA;

2- A MAÇONARIA NO FUTURO;

3- EVASÃO MAÇÔNICA.

4- GESTÃO DO VENERÁVEL-MESTRE – TREINAMENTO E A SUA CONTRIBUÇÃO PARA A SOCIEDADE.

As Comissões criadas por ocasião da XLIV Conferência de Grão-Mestres deverão apresentar seus relatórios à Secretaria Geral da CMSB que fará a distribuição a todas as Grandes Lojas do Brasil. Será elaborada, ainda, uma cartilha com instruções e a Grande Loja Maçônica do Estado de São Paulo apresentará detalhes sobre o Ensino Maçônico à Distância e Evasão Maçônica.

Apresentação por parte do Sereníssimo Grão-Mestre da Respeitável Grande Loja Maçônica do Estado de Rondônia Respeitabilíssimo Irmão Aldino Brasil De Souza e membro do Conselho Fiscal da CMSB de parecer favorável à redução no Orçamento da Confederação e a devida diminuição nos valores da mensalidade das Grandes Lojas do Brasil, fixando um valor de R$ 25,00 (vinte e cinco reais) por Loja e um teto no valor de R$ 3.738,00 (três mil setecentos e trinta e oito reais), recomendando à Secretaria Geral se adequar a essa nova realidade arrecadatória quando da elaboração da próxima Proposta Orçamentária ficando a deliberação final para a XLVIII Assembleia Geral Ordinária, a se realizar no mês de julho do corrente ano, em Brasília – DF.

“Aprovou”

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP