Notícias da filhas-de-jo

Câmara de Vitória da Conquista promove audiência em comemoração ao Dia Municipal das Filhas de Jó

Na última quarta-feira (23/10) foi realizada na Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista uma audiência pública em comemoração ao Dia Municipal das Filhas de Jó. A data foi instituída pela lei municipal nº 1.934/2013 e é festejada todo dia 20 de outubro. O requerimento da audiência é de autoria do vereador Valdemir Dias (PT). Ele falou que é uma honra incentivar esse tipo de atividade na Câmara, sobretudo numa sociedade marcada pela violência. Ele avalia que a Maçonaria ajuda a reverter esse quadro social. O Grande Segundo Vigilante da GLEB, Harrisson Ridale das Neves, que representou o Grão-Mestre Arlindo Alves Pereira Neto, agradeceu à Casa e ao vereador Valdemir pelo reconhecimento às Filhas de Jó. Ele destacou que é através dos jovens que se constrói o futuro e ainda falou que os desafios postos serão enfrentados pela própria juventude maçônica.

As Filhas de Jó compõem uma ordem discreta de princípios fraternais, filosóficos e filantrópicos, apoiada pela Maçonaria e destinada a jovens do sexo feminino, entre 10 e 20 anos, visando o aperfeiçoamento do caráter. A Ordem se baseia nos ensinamentos bíblicos sobre a vida de Jó, sua paciência perante os desafios e provações pelos quais teve de passar. A Ordem das Filhas de Jó Internacional foi criada no dia 20 de outubro de 1920, na cidade de Omaha, no Estado de Nebraska, Estados Unidos, pela senhora Ethel T. Wead Mick. A ordem está presente em alguns países: Canadá, Austrália, Estados Unidos, Filipinas, e no Brasil desde 1993. No ano seguinte, chegaram a Vitória da Conquista, através do Bethel Conquistense #02, é o segundo mais antigo do estado.

Durante a audiência, foram realizado os trabalhos ritualísticos do grupo e homenagens. Esse processo foi conduzido pela honorável rainha do Bethel #02, Alice Caires Lima da Silva. A Casa do Acolhimento de Vitória da Conquista e Bianca Soares Melo, ex-integrante das Filhas de Jó, receberam uma homenagem. Charlene Barreto representou a Casa do Acolhimento e explicou que são mais de 20 anos de existência, atendendo crianças em situação de vulnerabilidade social. São menores recolhidos pelo Conselho Tutelar de situação familiar instável ou de abandono. A instituição foi adotada pelo Bethel. Já Bianca agradeceu o reconhecimento e frisou a relação fraterna construída nas Filhas de Jó. A audiência ainda foi marcada pela palestra “Liderança nas organizações juvenis – transformação social e autonomia juvenil”, ministrada por Maria Clara Dantas Rocha. Ela é Miss Filha de Jó Bahia 2019/2020.

O guardião associado do Bethel #02 Conquistense das Filhas de Jó Internacional, Társis Valentim Pinchemel Alves, afirmou que a Ordem faz um trabalho honroso. Para ele, a audiência é uma forma de reconhecimento a esse trabalho e também um incentivo para que as meninas sempre estejam próximas e fazendo o bem. Ele avalia que a Maçonaria do século XXI tem um grande desafio – manter a instituição, preservando e fazendo-a a atravessar o novo século. A grande guardiã deputada para o distrito 2 do Grande Conselho Guardião do Estado da Bahia, Daniela Nascimento, trouxe felicitações do Grande Conselho ao Bethel Conquistense, destaque na Bahia e no Brasil. Ela agradeceu por participar da audiência e lembrou que começou sua trajetória no Bethel Conquistense. Nascimento relatou que entre os cinco países onde existem as Filhas de Jó, o Brasil é o que concentra o maior número de integrantes.

Audiência é espaço para mostrar ensinamentos da Ordem. Isso foi o que defendeu Alice Caires, honorável rainha do Bethel #02. Ela destacou que a Ordem só existe por meio do apoio da Maçonaria e frisou que os ensinamentos são para a vida. Segundo Caires, as Filhas de Jó, mais do que ensinar rituais, executar filantropia e ser espaço para construção de amizades, são para que as meninas se tornem mulheres fortes, sobretudo nos dias atuais em que as mulheres sofrem com problemas como a violência. Ela ainda falou que se trata de uma luta de todos. Edilson Pereira Souza, Venerável Mestre da loja Maçônica Fraternidade Conquistense nº 20, afirmou que o maior propósito maçom é transformar o homem para que ele transforme a sociedade. Edilson destacou que as Filhas de Jó integram esse trabalho. Ele parabenizou a Ordem pela condução da audiência.

 

 

 

 

 

Rua Carlos Gomes, 108 - 6° andar - Ed. Maçônico, Dois De Julho.
CEP: 40060-330 - Salvador - BA
(71) 3503-3994
Seg-Qui 09 às 19h | Sex 09 às 18h
gleb@gleb.org.br
TOP